O que é SEO?
Muito provavelmente já ouviste várias vezes o termo SEO (Search Engine Optimization) que significa otimização para motores de pesquisa. No entanto, são muitas as pessoas que ainda hoje se perguntam sobre o que é o SEO e como funciona. Este termo é muito comum quando falamos em marketing digital, contudo há uma grande confusão entre este termo e outros, por exemplo quando falamos em links patrocinados (publicidade paga), marketing de conteúdo ou marketing para motores de pesquisa. Tudo isto pertence ao marketing digital mas têm objetivos completamente diferentes.
Para que serve o SEO?
SEO consiste num conjunto de várias estratégias e técnicas de otimização de sites ou otimização de páginas para que estes sejam mais facilmente entendidos pelos motores de busca, como o Google, Bing, Yahoo, etc… Estas técnicas e estratégias quando bem implementadas ajudam os motores de pesquisa a entenderem o conteúdo e a relevância do teu site ou página. Também ajudam a determinar se um conteúdo é mais ou menos relevante que outro, posicionando os conteúdos mais relevantes no topo das páginas de resultados orgânicos de pesquisas.
Qual é o principal objetivo numa estratégia de SEO?
O grande objetivo com a implementação destas técnicas ou estratégias é sempre tentar chegar ao primeiro lugar da pesquisa orgânica do Google, ou pelo menos conquistar uma posição dentro da primeira. Quando criamos e lançamos um site na internet isso não significa que conseguirá ficar bem posicionado no Google. É necessário primeiro entender o que é o SEO, qual o seu impacto no seu negócio e, principalmente, como essas estratégias e técnicas podem ajudar o teu site a gerar mais tráfego orgânico. Seja como for, continua a haver uma grande confusão em relação a tudo o que diz respeito a SEO – Como utilizar o SEO? O SEO realmente funciona? Quais as melhores técnicas de SEO? Qual a relação entre o SEO e o marketing digital?
Algumas das respostas a estas perguntas serão respondidas nos próximos artigos do blog. Fica atento, e , até já!
Se gostaste deste artigo partilha-o nas tuas redes sociais para que possa ser útil também a outros.