Nós os dois sabemos que as redes sociais são ótimas para alcançarmos mais audiência.
Como sabes, através das redes sociais podemos trabalhar a nossa marca, promover os nossos produtos e serviços, e se tivermos uma estratégia de conteúdo assertivo podemos até, ganhar mais clientes. Não é verdade?
Por isso é importante que marques presença naquelas que te fazem mais sentido!
Por agora o que te posso adiantar, é que tudo poderia ter corrido muito mal!
Por isso não percamos mais tempo, e vamos já ao que interessa e que foi a razão que te fez abrir este email em primeiro lugar.
É por isto que deves ter ativos próprios.
Como pudeste perceber esta segunda feira estivemos todos, durante várias horas sem Facebook, Instagram e WhatsApp.
Imagina o que poderia acontecer se essas horas se transformassem em dias, esses dias em semanas, e catastroficamente essas semanas em meses… seria sem dúvida o Apocalipse para muitos empresários, empreendedores e empresas.
A melhor forma de não perderes todo o esforço feito até aqui com as redes sociais, é canalizar os teus amigos, seguidores e potenciais clientes para plataformas, onde és tu quem controla.
O problema é que o que tu tens é apenas um acesso/uma conta, no Facebook, Instagram, WhatsApp, blá blá blá…, e por aí vai, mas nenhuma destas plataformas é tua!
O que são ativos próprios?
Antigamente as pessoas compravam um site porque para alguns lhes dava algum status, outros porque o vizinho do lado tinha, e o outro não queria ficar atrás, outros porque lhes foi prometido, que ter um site os iria fazer ganhar mais clientes e consequentemente mais dinheiro.
Ora,… ainda hoje alguns apregoam que ter um site vai fazer com que determinada empresa ganhe mais clientes, e mais dinheiro, mas isso, por si só, não é verdade. Concordas?
É excelente teres um site, sem dúvida, mas como podes tirar realmente vantagem disso?
Tudo começa com um site.
Primeiro:. Sim, é verdade. Um site é um ativo próprio, e toda a estratégia digital deveria começar por aí.
Segundo:. Para que um site tenha um bom funcionamento e se destaque dos demais, deve ter aliada uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization), que vai facilitar que esse mesmo site seja encontrado por quem pesquisa na internet pelos teus produtos, serviços ou marcas que representes.
Terceiro:. Deves ter pelo menos um formulário de contactos no site que te permita captar os contactos dos teus potenciais clientes.
Quarto:. Deves ter um Blog, e uma estratégia de conteúdos.
Quinto:. Podes ter landing pages no teu site com diversos fins, por exemplo, para descarregar um e-book, para alguém se registar num workshop, masterclass, num curso, seja ele gratuito ou não.
Hoje em dia existem várias plataformas para construção de sites, algumas delas gratuitas embora isso não traga vantagens a longo prazo. Tudo o que é gratuito é de alguma forma limitado, por isso é importante perceberes que para teres alguma segurança e controlo terás de fazer um investimento.
O site é o teu primeiro ativo, faz muito sentido teres outros ativos que te permitem captar clientes como por exemplo:
Uma plataforma de envio de e-mail de marketing
Uma plataforma de envio de SMS
Um CRM (Customer Relationship Management)
Etc… para já ficamos por aqui!
Depois disto podes tirar melhor partido das redes sociais
Agora sim, com uma boa estratégia de conteúdos orgânicos e pagos, podes levar os teus amigos, seguidores e potenciais clientes para os teus ativos, e ficar com dados que te permitam comunicar com eles futuramente a partir dos ativos próprios, sem que precises no futuro de recorrer às redes sociais.
Importante, seja através de ativos próprios ou não, não massacres o teu público com informação irrelevante. Menos é mais!
Agora sim, aproveita as redes sociais enquanto podes, mas não te enganes, não fiques dependente delas para comunicares com o teu público.