7 Segredos Sobre a Descrição dos Produtos da Loja Online!
Para se destacar da concorrência, e permanecer altamente visível nos motores de pesquisa hoje, mais que nunca, é indispensável apostar na descrição dos produtos da sua Loja Online.
Quando não o faz, comete uma variedade de erros que tornam o sucesso da venda quase impossível.
Descrições aborrecidas, copiadas de fabricantes ou fornecedores, sem ter em atenção o público alvo, design ou o conteúdo de SEO, são meio caminho andado para deitar ao lixo o seu investimento.
Aproveite estas dicas fáceis de implementar, e crie descrições de produtos que vendem.
UTILIZE SEMPRE UMA NOVA DESCRIÇÃO
A originalidade é o mais importante numa descrição de produto.
Utilizar uma descrição do fabricante, ou fornecedor será identificada como conteúdo duplicado total ou parcialmente.
Conteúdos duplicados geram baixa classificação pelo motor de pesquisa uma vez que não gera valor acrescentado, logo isso terá um impacto muito negativo.
ESCREVA TERMOS DE PESQUISA
Apesar das descrições de produto serem para os consumidores, e não para os motores de pesquisa, é importante que o texto contenha 1 a 3 termos de pesquisa pelos quais queremos que o produto seja encontrado.
O texto deve ser lido da forma mais fluente possível, por isso integre os termos de pesquisa no texto com sabedoria.
Desta forma o seu produto será facilmente encontrado potenciando mais vendas.
PENSE NO SEU PÚBLICO ALVO
De forma a evitar uma fraca descrição de produto, não tente alcançar todos os potenciais clientes de uma vez, seja específico.
O texto referente ao produto deve dirigir-se direta e pessoalmente ao seu público alvo.
Imagine que está a falar diretamente com ele enquanto escreve, explique o produto e responda a potenciais perguntas usando o estado de espírito e o tom de voz certo.
REALCE ASVANTAGENS PARA O CONSUMIDOR
Evite falar sobre os pormenores técnicos, processos de fabrico, materiais ou qualidade. Muitas vezes o consumidor não está interessado nestas características e estas por sua vez não despertam desejo da compra.
Descrever os benefícios do produto, ou que vantagens podem ter com resultado da sua utilização, como o produto vai tornar as suas vidas mais fáceis, melhores, mais felizes ou saudáveis, vai despertar muito mais o desejo da compra.
Conheça bem quais os problemas que o seu produto resolve, como e porque melhora a vida dos seus clientes.
EVITE FRASES DESNECESSÁRIAS
Evite frases como “…o melhor produto do mercado…”, “… a excelente qualidade deste produto…”. Este são o tipo de frases que serão completamente ignoradas, sem sentido e inúteis para o consumidor.
Ninguém no mundo descreveria os seus produtos como sendo de fraca qualidade, portanto este tipo de frases apenas despertará dúvida e falta de credibilidade.
Escreva sobre os benefícios para os compradores e nas características objetivas do produto.
RESPONDA A TODAS AS PERGUNTAS
As compras online não permitem ao cliente testar o produto antes da compra. Não pode tocar no produto, experimentá-lo, aconselhar-se ou pedir conselhos ao vendedor.
Informação insuficiente causará uma sensação de desconforto e consequentemente perderá uma venda.
A melhor forma de clarificar as perguntas e tornar a descrição do produto mais clara, é listar os detalhes do produto por pontos. Isto vai ajudar também na redução do texto e aumentar a taxa de retorno, uma vez que são feitas menos compras incorretamente.
APELE À IMAGINAÇÃO DO SEU CLIENTE
Dependendo do tipo de produto, a forma de despertar sentidos e emoções no comprador é utilizando adjetivos adequados. Palavras como aveludado, suave, nítido vão ajudar o comprador a sentir.
Coloque os seus compradores a imaginar como seria ter este produto. As viagens mentais começam frequentemente com “Imagine…” e terminam com descrições sobre como o cliente se vai sentir quando possuir e puder experimentar com os seus próprios sentidos o produto.
A utilização de imagens e vídeos atrativos de alta resolução vão amplificar o desejo do comprador.